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Marketing 4.0 e o “salto” para o digital
Falar de Marketing 4.0 em 2020 não constitui uma novidade. No entanto, nos últimos anos em que se tem desenvolvido o conceito ninguém poderia prever a velocidade a que os canais digitais e eCommerce teriam de ser implementadas durante 2020 e sob a nova realidade em que todos vivemos.
Para entender o conceito de Marketing 4.0 é importante enumerar as fases que o antecederam e respetivas alterações introduzidas.
Marketing 1.0
No Marketing 1.0 o foco estava no produto, este conceito surgiu com a massificação da produção e com a possibilidade de entregar produtos em localizações mais distantes.
Esta era surge por diversas vezes ligada ao Fordismo, onde com o modelo T, a Ford satisfez uma necessidade dos consumidores com um único produto, com preço fixo, produção em série e sem possibilidade de qualquer customização.
Marketing 2.0
Com o Marketing 2.0, o foco é transferido do produto para o consumidor. É nesta altura que se inverte o foco e ao contrário da primeira fase do Marketing em que o consumidor com uma necessidade se teria de adaptar ao produto que a empresa comercializava, no marketing 2.0 era a empresa que adapta o produto, preço, formas de comunicar e vender de acordo com os consumidores.
Embora diversos autores internacionais apontem os anos 60 como o início desta era, em Portugal apenas se pode constatar o estabelecimento destas metodologias em meados dos anos 70 e 80 com a massificação do comércio através da abertura de centros comerciais, em muito impulsionados pela maior liberdade no comércio resultante da revolução de 1974.
Marketing 3.0
Se o Marketing 2.0 se direcionou para o consumidor em vez de para a empresa, o Marketing 3.0 colocou o consumidor no topo da hierarquia de mercado, levando as empresas a adaptarem-se a alterações a vários níveis. O tratamento do consumidor, não como um mero cliente, mas como ser humano pleno, levou a que as empresas internamente se alinhassem e sintetizassem a sua imagem. Os consumidores passaram a olhar para as marcas que consomem e a procurar o alinhamento das mesmas com os seus próprios valores. Para as empresas, a construção da Missão, Visão e Valores constitui-se como uma importante ferramenta interna para a definição do caminho e imagem para cada marca e empresa.
Marketing 4.0 e o crescimento dos canais digitais
O conceito de Marketing 4.0 começou a ser explorado entre 2016 e 2017, com o crescimento do comércio eletrónico (eCommerce) e dos diversos canais de comunicação digitais, o Marketing é forçosamente cada vez menos tradicional e mais focado no digital. No início de 2020 com a pandemia provocada pela COVID-19, o comércio viu-se forçado a encerrar por imposições de confinamento e distanciamento social. Se durante o período maís crítico do confinamento, algumas atividades de comércio eletrónico (eCommerce) se encontraram suspensas por impossibilidades logísticas ou de recursos humanos, atualmente encontram-se a laborar normalmente e tornando-se cada vez mais as plataformas preferenciais de compra para os consumidores.
Segundo um estudo da ACI UNIVERSAL PAYMENTS, registou-se a nível mundial um crescimento das transações eletrónicas na ordem dos 80% nos meses de Maio e Junho face a igual período do ano passado. Tendo alguns setores, como o dos artigos desportivos e bricolagem, registado taxas de crescimento, desde o início da pandemia, superiores a 200% face ao período homólogo.
Analisando o caso de Portugal em particular, o barómetro para o COVID-19 da NIELSEN registou um crescimento de 289% no número de compras online face ao período homólogo e um crescimento de 244% no número de compradores.
Os objectivos estratégicos para a UE e para Portugal, indicam um crescimento da digitalização de processos e no reforço de apoios para a transição de empresas para o eCommerce, fomentando o crescimento e o valor acrescentado gerado.
Os apoios do Portugal 2020 para a transição para o eCommerce poderão representar o apoio necessário a algumas empresas para aumentar a sua aposta e presença nos canais digitais.
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