Set
A Internacionalização nas PME
Uma das metas de crescimento que a maioria das empresas ambiciona é a internacionalização. Seja pelo crescimento de volume de negócios ou pela possibilidade de alcançar segmentos de mercado, este é um marco importante no crescimento das empresas.
Globalização e a Internacionalização
A globalização da economia e o crescimento dos mercados além-fronteiras traduz-se em oportunidades para o setor empresarial, apresentando novos desafios para o desenvolvimento das empresas. Neste contexto, a componente exportações é cada vez mais relevante, assumindo um papel estratégico para as organizações, bem como para o crescimento económico dos países. É fulcral definir uma estratégia transfronteiriça, não só a pensar na quota de mercado, como na aquisição de conhecimento de forma a reforçar a competitividade das empresas.
PME e internacionalização
Ainda assim, são muitas as empresas portuguesas, com particular incidência nas PME, que ainda apresentam algumas limitações no que respeita aos pressupostos da internacionalização. Um número muito expressivo possui volumes reduzidos de produção, não dominam as técnicas de exportação, são pouco agressivas comercialmente, possuem sistemas de controlo de gestão pouco eficientes e, muitas encontram-se em situação económico financeira muito debilitada. No entanto, como resposta às várias pressões da concorrência internacional, e devido às limitações do próprio mercado nacional, as empresas portuguesas têm vindo a adquirir consciência dos benefícios resultantes de uma estratégia global para a expansão dos seus negócios.
Sistema de Incentivo à Internacionalização
Neste sentido, com o objetivo de incrementar as exportações, existem apoios comunitários com vista a fomentar a internacionalização por parte das PME. Destaca-se o SI Internacionalização, medida disponibilizada pelo Portugal2020, cujo incentivo é de 45% a fundo perdido. No âmbito desta medida, são elegíveis projetos de internacionalização que visem ao conhecimento de mercados externos, presença na web, prospeção e promoção internacional, marketing, implementação de novo métodos organizacionais e certificações para mercados externos.
Para saber mais sobre esta medida, contacte-nos!
Artigo escrito por: