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Environmental, Social and Governance: uma bússola para nortear o sucesso do seu negócio
O aumento da competitividade das empresas e a sua sobrevivência a longo prazo dependem da sua capacidade de investir em inovação e no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços, mas não só! Cada vez mais, os fatores ambientais, sociais e de governança (da sigla em inglês “Environmental, Social and Governance“ – ESG) são entendidos como fatores críticos de sucesso ou fracasso em todo o tipo de empresas e organizações.
O termo ESG tem sido usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade – e não apenas com o lucro.
Alguns dos aspetos observados quando se fala em ESG são as questões laborais e de inclusão dos trabalhadores, os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, a gestão dos resíduos oriundos de determinada atividade, entre outros.
Num contexto em que grandes empresas têm as suas ações cotadas em bolsas de valores e há cobrança por parte de acionistas e fundos de investimentos por práticas que garantam a sobrevivência de uma empresa a longo prazo, o ESG tem conquistado cada vez mais importância.
Novo paradigma de negócios
As práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas, passando a adoção do ESG a representar uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e os seus investidores.
As grandes instituições têm interesse na rentabilidade das empresas das quais são acionistas e, por isso, os investidores passaram a aumentar a cobrança pela adoção e divulgação de práticas de negócios baseadas em ESG.
Ao mesmo tempo, pequenos investidores, cada vez mais comuns nas bolsas de valores por todo o mundo, analisam os relatórios e as estratégias de ESG adotadas pelas empresas para escolher qual o foco dos seus investimentos, ajudando-os a gerir o risco e a gerar rendimentos de longo prazo mais sustentáveis.
Para quem se preocupa com o meio ambiente, o ESG é uma boa forma de acompanhar as práticas de governança e sustentabilidade de uma empresa, verificando se os valores que ela defende e pratica correspondem aos seus.
Olhar para o futuro
Fundos que investem exclusivamente em negócios vistos como sustentáveis são uma tendência crescente e, durante a pandemia do novo coronavírus, demonstraram-se mais resilientes que o restante do mercado de capitais. Isso está diretamente relacionado com o facto de as empresas preocupadas com práticas de ESG possuírem uma visão de negócio de longo prazo e, por isso, tenderem a ser menos frágeis em momentos de crise.
Os próprios consumidores, na hora de escolherem os seus produtos, podem interferir diretamente nos resultados de uma empresa, já que estes estão cada vez mais atentos à sustentabilidade e interessados em conhecer os impactos de toda a cadeia de produção. O ESG engloba um conjunto de práticas que podem ser observadas por estes e ajudá-los nas suas decisões de consumo.
Historicamente, fatores de sustentabilidade corporativa e de mercado eram vistos como não financeiros. No entanto, estes são agora vistos como motivadores materiais do desempenho dos negócios e influenciam na avaliação de uma empresa e o seu valor de mercado.
Como pode incorporar estas temáticas na rotina do seu negócio?
- Trabalhe a ideia de sustentabilidade na empresa
O ESG visa a manutenção sustentável de estruturas, quer sejam sociais, ambientais ou organizacionais. Assim, é importante que a empresa se organize para trabalhar ações a longo prazo, permitindo a criação de relações duradouras entre os participantes do processo.
A tendência é que as empresas de sucesso considerem as questões ambientais e sociais como parte da criação de uma estratégia de negócios sustentável e parte integrante do seu perfil de governança.
- Procure formas de criar valor partilhado
Ao direcionar as ações da empresa para a sustentabilidade, em sintonia com o ESG, abre-se uma porta estratégica: a criação de valor partilhado. Este conceito, popularizado por Michael Porter, defende a criação de ações que otimizem os processos da empresa, por via de preocupações sociais e ambientais, mas que, em simultâneo, desenvolvam a sociedade envolvente e os stakeholders.
A empresa estará no caminho certo para gerir ESG como ferramenta para o sucesso empresarial, se o foco estiver em ações que promovam valor partilhado.
Uma sugestão
O primeiro passo para incorporar o ESG na rotina da sua empresa é reconhecer a importância deste tema. A partir daí, o objetivo deve ser torná-lo intrínseco à estratégia do negócio, de modo a ser compreendido e vivido horizontalmente na empresa.
A Scope Invest pode ajudá-lo a sintonizar o ESG com o propósito do seu negócio.
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