Nov
O aumento do preço dos combustíveis e a transição verde
O aumento generalizado do preço dos combustíveis em solo nacional tem gerado um impacto significativo na vida dos portugueses. Este é, sem dúvida, um assunto que tem marcado a agenda dos últimos dias, sucedendo-se as mais diversas manifestações de desagrado por parte da população e dos mais diversos atores políticos.
Independentemente da análise política ou económica que se possa fazer a este fenómeno, emerge de forma mais relevante a questão ambiental.
Esta é, portanto, mais uma oportunidade para reacender o debate relativamente à utilização de alternativas aos combustíveis fósseis. A elevada fatura no bolso dos portugueses, a juntar à já conhecida fatura ambiental, aguça ainda mais a urgência em se realizar a chamada “transição verde”.
A adesão a alternativas de menor impacto ambiental é cada vez mais uma prioridade em distintas plataformas de atuação, sendo já conhecido o apelo da ONU, por exemplo, para o fim da produção de veículos com motores de combustão até 2035.
O foco nos próximos anos estará na obtenção de emissões zero, e nesse aspeto, as alternativas como os carros elétricos ou híbridos têm proliferado e conhecido uma crescente adesão por parte dos portugueses.
O Estado português apoia, inclusivamente, a aquisição de viaturas elétricas, com 300 euros no caso dum particular ou 6.000 euros no caso duma empresa.
A Transição Climática e Energética está também muito presente nos eixos e domínios prioritários presentes nos diversos Sistemas de Incentivos promovidos pelo Portugal 2020, continuando estes vetores a ter elevada relevância no âmbito do novo Plano de Recuperação e Resiliência.
Na Scope Invest podemos ajudá-lo a perceber de que modo a vocação ecologista e responsabilidade ambiental da sua Empresa podem permitir-lhe posicionar-se melhor para a obtenção de incentivos.
Contacte-nos!
Artigo escrito por: