Dez
O enquadramento da inovação nas PME
Efetivamente, e até às últimas décadas do século XX, eram sobretudo as grandes empresas que desempenhavam o papel mais relevante no motor do desenvolvimento económico, uma vez que as PME eram consideradas como tendo um papel menos relevante na sua capacidade de inovação. No entanto, e nos finais do século passado, o paradigma alterou-se, muito devido à dinâmica dos “distritos industriais” caracterizados por redes de PME que funcionavam cooperativamente. Em Portugal as PME têm vindo a crescer em número e têm contribuído para o aumento do índice de I&D (investigação e desenvolvimento). Os atores no quadro da inovação começam agora a compreender a importância das PME para a dinamização do meio envolvente.
Ainda assim, a inovação ainda é um conceito relativamente mal percebido e distante de algumas esferas empresariais, existindo a ideia generalizada que inovação pressupõe uma mudança radical, ou seja, inventar, a partir do nada, algo completamente novo. É, por isso, imperativo esclarecer que não é necessariamente assim, e que a inovação é um conceito passível de ser concretizado pelas Empresas que para isso estejam preparadas.
Deste modo, é pertinente perceber de que forma se define a inovação nos termos do Portugal 2020, referência ideal para a compreensão deste conceito, uma vez que é com base nesta definição que decide se os projetos candidatados são inovadores ou não. Assim, a inovação pode-se dividir da seguinte forma:
– Inovação de Produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne às suas características ou usos previstos. Incluem-se neste tipo de inovação melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporado, facilidade de uso, custo ou outras características funcionais. O termo “produto” abrange tanto bens como serviços;
– Inovação de Processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se neste tipo de inovação as mudanças significativas de técnicas e de equipamentos e/ou de software.
Para além destes dois tipos de inovação mais conhecidos, e que compõem a denominada “Inovação Tecnológica”, o conceito estende-se ainda aos seguintes domínios:
– Inovação de marketing, que consiste na implementação de uma nova abordagem ao marketing-mix na oferta de bens transacionáveis, incluindo os elementos tangíveis e intangíveis do produto. A implementação de uma inovação de marketing supõe a utilização de ferramentas de marketing sofisticadas, adequadas aos requisitos de segmentos de consumidores perfeitamente identificados em mercados-alvo previamente definidos.
– Inovação Organizacional, que é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou nas suas relações externas. Na Inovação organizacional valoriza-se também a mobilização de recursos humanos qualificados, o investimento na formação e desenvolvimento profissional e utilização de modelos de gestão de inovação aberta, numa ótica de inovação orientada para o mercado, de co-criação com os seu stakeholders.
A compreensão destes conceitos é fundamental para que as PME definam estratégias e apostem nos seus processos de inovação, cruciais para a longevidade das empresas, diferenciando-as da sua concorrência e aportando valor acrescentado aos mercados em que atuam.
Se, após a leitura deste artigo identificar na sua estratégia empresarial a introdução de algum destes conceitos, fale connosco para enquadramos o seu projeto numa potencial candidatura ao SI Inovação – Sistema de Incentivos do Portugal 2020 que apoia as PME que procuram a Inovação, seja de produto ou processo, marketing ou organizacional, ou um mix destes todos.
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