
Abr
O Futuro da Europa: Horizon Europe
A União Europeia (UE) desenvolveu, desde a sua criação, mecanismos de coesão social e transformação económica dos Estados-Membros, nomeadamente através de instrumentos financeiros. Em maio de 2018, a Comissão Europeia apresentou as propostas do pacote do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027, que representa o orçamento de longo prazo da UE e vem definir as prioridades políticas para a mesma, os domínios de intervenção e os tetos máximos de despesa, assumindo obrigações juridicamente vinculativas para um período de sete anos.
Este Quadro prevê um orçamento, entre 2021 e 2027, de 1.824,3 milhares de milhões de euros, dos quais 750 milhares de milhões correspondem ao novo instrumento de recuperação extraordinário – Next Generation EU – que emerge da influência negativa da pandemia da COVID – 19 na conjuntura económica global. Assim, este instrumento pressupõe um reforço significativo do pacote financeiro a disponibilizar aos Estados-Membros com o principal objetivo de ajudar a combater os impactos negativos desta crise sanitária e relançar a economia europeia.
Distribuído por mais de 30 programas, o Orçamento Global está organizado em torno das principais prioridades temáticas onde há interesse em gerar novas oportunidades em benefício da Europa no seu conjunto, nomeadamente:
- Mercado Único, Inovação e Digital;
- Coesão e Valores; Recursos Naturais e Ambiente;
- Migração e Gestão das Fronteiras;
- Segurança e Defesa;
- Vizinhança e Mundo;
- Administração Pública Europeia.
Neste sentido é objetivo deste Quadro apoiar e financiar projetos que, de forma justa e equilibrada, dão resposta a diferentes prioridades e visam beneficiar diferentes setores e players, bem como todos os cidadãos europeus.
Portugal é um dos países que mais beneficiou dos fundos europeus, testemunhando-se um aumento significativo na prosperidade e na modernização da sociedade e da economia portuguesa. Não obstante, em comparação com as suas congéneres europeias, Portugal não registou um crescimento acentuado e sustentado, imperando a necessidade de abraçar as novas oportunidades de financiamento advindas deste Quadro, como motor fundamental para a coesão e crescimento económico, social e territorial.
Considerando que este Quadro se apresenta como uma oportunidade financeira sem precedentes, que assegurar a coesão e desenvolvimento futuro do espaço europeu e, tendo a SCOPE INVEST assumido o compromisso de captar mais e melhores estratégias e oportunidades de financiamento, continuamos a trabalhar no sentido de consolidar conhecimentos, com especial relevância nos Programas Europeus direcionados para os Setores Criativos e Sociais. Adicionalmente, a SCOPE INVEST tem elevado know – how e experiência no Programa HORIZON EUROPE, denominado no Quadro anterior por HORIZON 2020, comprovados pelos 26 projetos aprovados no primeiro ano do programa. Tratando-se de um Programa muito exigente, este valor reflete a qualidade e excelência do trabalho desenvolvido pela SCOPE INVEST.
Não perca esta oportunidade e analise connosco os programas em aberto, através do seguinte email: comercial@scopeinvest.pt.
Artigo escrito por:
