10.2.1.4- Cadeias Curtas e Mercados Locais

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Objetivos e Prioridades

Promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentar a confiança entre produtor e consumidor.

  • Beneficiários

    Modalidade Cadeias Curtas: Pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola.

    Modalidade Mercados Locais: Associações, Parcerias, Autarquias Locais e Grupos de Ação Local.

  • Taxa de Financiamento

    Apoio até 80% sob a forma de subsídio não reembolsável.

  • Tipologia das Operações

    Cadeias Curtas:

    – Deslocações a mercados ou a pontos de entrega específicos;

    – Aquisição de viaturas e pequenas estruturas amovíveis;

    – Equipamento informático;

    – Criação de plataformas eletrónicas (ex. website para comercialização de produtos);

    – Caixas, cabazes ou outros recipientes.

     

    Mercados Locais:

    – Criação, ou modernização de infraestruturas existentes de mercados locais;

    Ações de promoção e sensibilização para a comercialização de proximidade que permitam escoar e valorizar a produção local;

    Armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda; 

    Desenvolvimento de plataformas eletrónicas e materiais promocionais.

SAIBA MAIS SOBRE  AS CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS

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