Jan
Tenho um projeto financiado, e agora?
Tem um projeto financiado pelo Portugal 2020 que está a chegar ao fim da execução: o que deve ter em atenção?
Nesta fase existem um conjunto de variáveis que devem ser asseguradas para que o seu projeto seja concluído com sucesso.
Os projetos no âmbito dos Sistemas de Incentivo (à Inovação, Internacionalização e Investigação & Desenvolvimento) conhecem 2 fases de encerramento distintas, e que importam conhecer bem e dar a resposta adequada:
- Encerramento do Investimento
A data de fim do projeto está a aproximar-se e é o momento de fazer um ponto de situação e perceber qual o grau de execução. É importante terminar o projeto com uma execução superior a 70% para que este possa ser dado como encerrado pelos Organismos.
A execução do seu projeto foi afetada pela pandemia? A Orientação Técnica 1/2020 permite que as empresas façam um pedido de prorrogação sem penalizações para que possa estender o período do seu projeto e, desta forma, executá-lo conforme planeado.
No caso do seu projeto ser no âmbito do SI Inovação e já ter terminado, é feita a verificação física dos investimentos realizados e do dossier do projeto. Nesta fase deve reunir todos os documentos do projeto e garantir que enviam todos os elementos para os Organismos para que todas as despesas possam ser consideradas elegíveis.
- Encerramento do projeto – Análise ano cruzeiro
Um ano após a conclusão do investimento (dois anos no caso dos SI Inovação Produtiva), é expectável que se comecem já a ver alguns resultados do investimento. A sua empresa encontra-se mais capacitada para dar resposta às solicitações do mercado, com maior capacidade produtiva ou com processos mais eficientes apresentando um produto com maior qualidade e está pronta para expandir o processo de internacionalização.
Nesta fase, é possível avaliar se os objetivos do projeto foram atingidos através dos indicadores de resultado indicados em candidatura. No caso dos projetos no âmbito do SI Inovação, o cumprimento destes indicadores pode significar a transformação de até 60% do incentivo reembolsável em fundo perdido.
Na conversão do incentivo reembolsável em prémio, no caso dos projetos de Inovação, assume particular importância um acompanhamento cuidado em fase de execução, com foco nos indicadores de resultado, e na quantificação de necessidades para atingir o melhor grau de conversão possível.
É também importante que as obrigações estejam a ser cumpridas: os postos de trabalho criados no âmbito do projeto devem manter-se, as certificações no âmbito do SGQ devem manter-se ativas, o investimento em I&D deve corresponder ao proposto em candidatura, etc.
O encerramento do seu projeto poderá ditar se devolve ou não o incentivo recebido. Se precisa de ajuda para esta análise entre em contacto connosco: comercial@scopeinvest.pt
Artigo escrito por: