Jun
Transformação digital – a importância para o futuro das empresas
No período pré pandemia COVID-19 a transformação digital era já uma prioridade para as empresas. A evolução tecnológica assim o exigia. Vivíamos tempos em que a mudança tecnológica era constante e acelerada. As empresas já não se podiam permitir esperar anos para ver como o mercado ou a tecnologia evoluía. Era urgente uma mudança estrutural nas organizações no sentido de utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho e garantir melhores resultados.
A situação que estamos a experienciar apenas acelerou essa urgência obrigando-nos a uma reformulação ímpar do nosso modo de vida.
Em muito curto espaço de tempo tivemos de repensar estratégias e tecnologias de suporte àquilo que são as capacidades e competências das organizações. Fazer face aos desafios futuros e mantermo-nos em interação com o mundo, quer em contextos pessoais, profissionais e até educacionais.
Estamos, assim, perante um recomeço global em que ficaram visíveis funcionalidades e serviços que as Tecnologias de Informação têm vindo a disponibilizar.
Conjunto de tecnologias que facilitam o processo
Na transformação digital não podemos deixar de referir algumas das tecnologias que têm estado associadas a esta grande mudança. São ferramentas que facilitam o processo e que se encontram à disposição das empresas. Neste ponto, vamos abordar algumas delas:
– Cloud (a famosa nuvem). A informação produzida pelas empresas pode ser armazenada numa vasta rede de servidores remotos externos às empresas. A Cloud veio assim potenciar o repensar do modelo de negócio das empresas. A sua localização deixa de estar limitada ao espaço físico e a informação é acedida em qualquer parte do mundo.
– Inteligência Artificial. Esta ferramenta permite que as empresas consigam aprender com a sua própria história. Conseguem assim retirar valor dos dados recolhidos para a definição da sua estratégia.
– Internet das Coisas (IoT). A IoT abrange produtos inteligentes e conectados permitindo recolher e analisar informações em tempo real para criar ações de resposta. Dessa forma, as empresas podem concentrar-se em trabalhar soluções finais, oferecendo valor real aos clientes e criar experiências personalizadas.
Nesta era da economia digital, os dados são os ativos mais valiosos para as organizações. Somente quem for capaz de recolher, analisar e agir rapidamente sobre eles terá de facto vantagens competitivas.
A utilização destas tecnologias pelas empresas deve ser explorada na sua máxima amplitude garantindo uma rápida adaptação à nova realidade.
A posição do Governo Português
Portugal tem elaborado nos últimos anos vários planos com vista à modernização e digitalização da economia.
Recentemente, o Governo aprovou o Plano de Ação para a Transição Digital (PATD). Alinhado com as políticas de investimento definidas para a União Europeia, no período 2021-2027, nomeadamente com os eixos da inovação, digitalização, transformação económica e apoio às PME.
Neste Plano, é realçada a importância de proporcionar as condições necessárias para aproveitar as oportunidades do mundo digital. Pretende-se que Portugal esteja na linha da frente estando mais bem preparado para enfrentar os desafios inerentes a esta transição.
Espera-se ainda que surjam novas medidas de apoio através de fontes de financiamento da União Europeia para ajudar nesta mudança.
O próximo passo
O processo de Transformação Digital para ser bem-sucedido exige assim a conjugação de duas vertentes. A utilização e integração das novas tecnologias no trabalho diário das empresas. A adoção de novos modelos de negócio e de estruturas empresariais.
A situação atual e as medidas de confinamento tomadas para a sua mitigação vieram mostrar às Empresas, de forma clara, a necessidade e as vantagens de acautelarem a sua transição digital.
Prepare a sua também!