Out
Turismo: o motor da economia portuguesa
No passado mês de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, o Governo revelou a Estratégia Turismo 2027, uma visão a 10 anos, em que o principal objetivo é: “afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.”
O turismo em Portugal é o principal motor da economia, e o ano de 2016 ficou marcado por resultados históricos, marcando este setor como o principal exportador do país. Além do evidente aumento do número de turistas em Portugal, temos assistido ao alargamento da atividade turística a outras regiões e épocas do ano.
O reconhecimento mundial expresso nos diversos prémios internacionais, e a aposta por parte das empresas na oferta turística, têm permitido a este setor gerar cada vez mais receita, fomentando a criação de emprego e combatendo a desigualdade regional.
No âmbito do Portugal2020, o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva apresenta uma solução de financiamento para projetos que visem a introdução de um produto ou processo novo ou significativamente melhorado, um novo método de marketing ou um novo método organizacional na área do Turismo.
Com um incentivo reembolsável que pode atingir 75% do investimento e a possibilidade de converter até 60% do financiamento aprovado em incentivo não reembolsável, este é um dos instrumentos dos fundos comunitários utilizado pelas empresas e que tem sido um dos alicerces na aposta no turismo.
Se pretende implementar uma ideia de negócio tendo por base novas abordagens direcionadas a mercados específicos, a estruturação de novos produtos turísticos orientados para a valorização do património existente, a consolidação da produção de conteúdos (culturais, artísticos, multimédia) e/ou o desenvolvimento de novas ferramentas e abordagens on-line de promoção do destino turístico, esta é uma medida que certamente o irá interessar.
Artigo escrito por: